Em um ambiente em constante evolução tecnológica e de mudança dos comportamento dos consumidores é grande o desafio para as marcas manterem o foco, permanecerem relevantes, gerarem interações e aumentarem as conversões. Aqui estão previstas 10 tendências que vão impulsionar o marketing em 2017 e que devem estar no radar dos profissionais de marketing no momento de definir o planejamento estratégico de marketing.
1. Aumento do foco na experiência do consumidor. Porter na década de 1980 já afirmava a necessidade de se ter foco no cliente. E, cada vez, mais, é de suma importância proporcionar experiências emocionais e sensoriais, aproveitando as novas plataformas digitais e, ao mesmo tempo, potencializando as ferramentas tradicionais de marketing.
2. Métricas efetivas para engajamento: Analytics 2.0. A métricas precisam ser feitas com propósito claramente definido, e não apenas pelo volume de dados por si só. As empresas precisam voltar a definir seus objetivos alinhados com lucro, receita, retenção e satisfação dos consumidores. A evolução das ferramentas tecnológicas pode aliar nesse processo, mas elas precisam ser bem utilizadas.
3. Marqueteiros com capacitação tecnológica e cientistas de dados vão ter papel mais preponderante. Para poder realizar os novos objetivos de marketing, a tecnologia será fundamental, e dominá-la vai exigir maior capacitação e novas funções dentro do departamento de marketing.
4. Personalização de tudo. A customização em massa evolui para personalização, desde a gestão dos pontos de contato até um aumento na responsividade do processo de compra, detectando e atendendo melhor as necessidades do cliente para produtos exclusivos, personalizados.
5. Mais e melhor conteúdo em vídeo. O conteúdo continua sendo o “rei” e, com a maior velocidade da banda larga, a produção de videos vinculados ao storytelling das marcas vai aumentar exponencialmente. Os consumidores vão se relacionar e se engajar com as marcas que oferecerem experiências audiovisuais online. A convergência tecnológica fará com que experimentos com realidade aumentada e realidade virtual terão mais viabilidade comercial para as marcas ao longo do ano.
6. Mais marketing em mídias sociais. A presença das marcas nas midias sociais tem que ser pautada por conteúdo de maior qualidade, que construa a marca e o relacionamento de longo prazo, sem forçar as vendas. A conversão de vendas é consequência do engajamento, e não o contrário. O conteúdo tem que ser especializado e, se possível, personalizado. As mídias sociais tem que ser encaradas muito mais do que um canal de marketing, e sim um canal de experiência do consumidor.
7. As marcas vão abraçar a Internet das Coisas (IoT). Milhões de dispositivos já estão conectados à internet, coletando informações dos consumidores, mas é preciso que as marcas consigam transformar esses dados em informações úteis, aproveitando a oportunidade para se aproximar ainda mais dos consumidores. Entretanto, aspectos legais e de privacidade terão que ser considerados para que as iniciativas não tenham impacto negativo na percepção da opinião pública.
8. Chatbots e Inteligência artificial entram em cena de verdade. Utilizando conceitos de inteligência artificial e Deep Learning, o mercado terá tecnologia viável para chatbots que entendem linguagem natural e conseguem complementar a experiência e o relacionamento com as marcas. Um sistema inteligente que sabe as preferencias de cada consumidor e que consegue responder em um alto grau de precisão a questões, além de orientar o consumidor na tomadas de decisões de compra, seja de produtos, serviços ou experiências.
9. Marketing no tempo certo em vez de marketing em tempo real. Os conhecimentos adquiridos com a implementação de ações de marketing em tempo real proporcionará condições para que se detectem os melhores momentos para interagir com os consumidores, ajudando a criar ações específicas de marketing no tempo certo, sem interrupções desnecessárias e prevendo quando as pessoas estão mais propícias para ter experiências, se engajar e consumir as marcas.
10. O Marketing das empresas vai liderar as campanhas de transformação digital. O departamento de marketing é a parte da empresa mais apta a conduzir o processo de transformação digital mostrando ao mercado e à equipe interna que a empresa está mudando e se adaptando aos novos tempos. Esse processo tem que ser feito para evoluir a experiência dos consumidores com as marcas, enfatizar as características únicas de cada marca, mostrar aos consumidores que eles são valorizados e manter a pertinência da marca no mercado.
As empresas que querem ter mais relevância para suas marcas no mercado precisam estar conectadas a estas tendências e, a partir da análise do ambiente de mercado em que estão inseridas, desenvolver o planejamento estratégico de marketing mais adequado para aproveitar as oportunidades apresentadas por esse novo momento do mercado. As empresas que conseguirem implementar estratégias efetivas podem transformar seu posicionamento e obter crescimento expressivo nesse mercado em constante evolução.