Muito se fala sobre posicionamento e identidade de marca. Mas, afinal, como sua marca pode ser beneficiada a partir do seu posicionamento e da identidade visual? Atualmente, um dos maiores desafios do marketing é em relação ao branding, que representa a estruturação e a exposição da identidade da marca. A identidade visual é o primeiro elemento a ser exposto, sendo essencial para captar a atenção do público.
Mas a identidade de uma marca vai muito além da identidade visual. Elementos emocionais e sensoriais fazem parte de um sistema de identidade de marca completo e efetivo. Por exemplo, além das cores, tipografias e fotografias que são utilizadas para identificar uma marca, que texturas, que cheiros, que materiais, que ambiente arquitetônico é criado para conectar com as pessoas e criar experiências integrais com a marca, que geram percepções positivas e memórias duradouras, que se traduzem em uma vontade de se relacionais ainda mais com a marca, seus produtos e serviços.
Todos esses elementos formam a identidade da marca, e devem ser considerados quando se define a estratégia e o posicionamento dela no mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e os concorrentes cada vez mais atentos às novas demandas das pessoas.
Para o empresário, valores e posicionamentos se expressam de diversas formas. Juntando diagnóstico de marca, definição de conceitos, criação de uma identidade, definindo estratégias e ações de marketing e comunicação, especificando campo de atuação e ações efetivas no mercado, a sua marca desenvolve um posicionamento alinhado à sua essência e a transformação acontece!