Está mais do que claro que, na era da informação em que vivemos, as empresas não podem parar de inovar.
Mas até onde a inovação pode nos levar? Qual é o futuro da inovação?
Entendendo a aceleração do desenvolvimento tecnológico em escala global e a mudança de era em que vivemos, podemos afirmar que:
Veremos uma grande convergência de novas tecnologias, como a genética, a nanotecnologia, a robótica e a inteligência artificial.
Essa convergência vai criar uma nova explosão de possibilidades no desenvolvimento de produtos e serviços.
E muitos dos grandes problemas da humanidade poderão ser resolvidos por essas inovações. Energia limpa, renovável e acessível a todos. Disponibilidade de alimentos, disseminação de conhecimento e a educação de todos os habitantes do planeta são apenas alguns exemplos.
E como que as empresas brasileiras poderão se aproveitar essa nova onda de inovação?
Praticando a inovação aberta, compartilhando informações e criando alianças estratégicas com quem domina outras áreas de conhecimento.
Definindo metas ambiciosas, pensando globalmente e criando produtos prontos para o mundo.
Investindo em capacitação das pessoas, que são a fonte da criatividade que move a inovação.
Porque inovação de verdade é muito mais do que ter ideias, é efetivamente lançar no mercado produtos, serviços e modelos de negócio que fazem a diferença na vida das pessoas.
O potencial é gigantesco e capaz de multiplicar a geração de riqueza do país, do estado e das cidades.
O futuro inovador está em nossas mãos.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding