Uma teia de mudanças

D.J. Castro
Consultor de Gestão estratégica de marcas, Fundador da Nexia Branding.

spiderweb
Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa.
— Confúcio

A World Wide Web e a transformação do mundo como o conhecemos hoje.

O surgimento da World Wide Web causou uma mudança brutal na forma que as pessoas se relacionam entre si e com marcas e corporações. Promoveu a eliminação de barreiras, acelerando as interações e mudando a maneira que nós vemos e agimos no mundo. Mais velocidade, menos tempo, mais proximidade, mais profundidade, mais acesso à informações, mais “tudo ao mesmo tempo agora”. A internet não é de ninguém e é de todos, ela não pode ser controlada mas, se compreendida, pode transformar o sucesso das empresas, exponencialmente.

E foi isso que aconteceu. As empresas que conseguiram entender a internet tiveram um crescimento exponencial, mudando o cenário corporativo mundial. Novas formas de criar riqueza a partir da interação entre as pessoas. Um mundo interconectado, sem distâncias. A web se tornou um suporte para uma nova maneira de existir no mundo, exacerbando as demandas das pessoas, eliminando barreiras e proporcionando novas oportunidades de criar significados.

O modelo antigo de interação serial, estruturada e controlável foi basicamente implodido e substituído por uma nova estrutura, mutante, volátil, adaptativa e que cresce sem controle, independente da vontade das corporações. Esse foi o espírito da criação da rede que, felizmente, continua em ação, mesmo com as tentativas de controle por parte dos governos e das mega-corporações.

Eu tenho acompanhado essa mudança desde 1993, ano em que a World Wide Web nasceu. Foi quando entrei na faculdade e a grande discussão era se a “internet” era o futuro. Nós, os alunos, abraçamos a causa e procuramos nos conectar. 

Um exemplo de abordagem visionária desse futuro possível foi o The Clue Train Manifesto que apresentou ao mundo, em 1995, muito do que poderia acontecer com as novas tecnologias de conectividade e suas influências sobre o comportamento humano. Ler esse texto teve uma grande influência na minha percepção de mundo. E o que foi previsto vem acontecendo desde então, independente das ações das corporações. Agora, quando o cenário de mudança está acelerando ainda mais, o manifesto foi atualizado com 121 New Clues, apontando um novo futuro que as corporações precisam compreender para sobreviver. Vale a leitura do texto original e da sua atualização, para ajudar a gerar novos insights em nossos tempos atuais.

Em 1997 eu comecei a trabalhar com clientes "da área de internet", Em 1999 eu efetivamente me tornei um “web designer” e, desde então, como diretor criativo, empreendedor na indústria criativa e de tecnologia e como consultor,  acompanhei a mudança dentro das empresas. Vi de perto a dificuldade em mudar as ideias preconcebidas, transformar a maneira de entender e agir para se conectar com esses novos consumidores de informação. E percebi como, a cada nova tecnologia, surgiam vencedores e perdedores nos mercados. Novos desafios demandam novas posturas. 

Hoje, com novas tecnologias que estão gerando a Internet das coisas, teremos uma nova explosão de dispositivos interconectados, fazendo com que as possibilidades de novas aplicações tenham um crescimento exponencial. Além disso, a convergência entre capacidade de processamento, machine learning/inteligência artificial, redes neurais, nano tecnologias, robótica e tudo o mais que está por ser inventado, mostram mostram que o futuro que se apresenta pode ser brilhante, mas as pessoas e empresas terão que se adaptar a todas as mudanças de forma muito mais rápida que no passado. 

A revolução está só no começo.