Tudo indica que a crise da Pandemia vai demorar mais do que o previsto inicialmente. É preciso entender que as empresas que desejam passar por esse momento precisam seguir novos parâmetros e que um "novo normal" virá. Para muitas empresas esse novo normal significará o desaparecimento. Para outras, a oportunidade de reinvenção.
Crises podem gerar oportunidades, mas em uma pandemia não há espaço para oportunismos. É legítimo que toda empresa procure novas formas de gerar negócios, potencializando seus pontos fortes e suas conexões com o mercado. Quando um setor tem um choque de demanda e os consumidores não podem mais consumi-lo, é preciso se reinventar e buscar novas formas de existir.
Já em contrapartida às dificuldades desses setores ameaçados, várias empresas conseguiram reformular rapidamente suas estratégias e criar novas propostas de valor para o mercado. Os conceitos de inovação, destruição criativa e geração de valor tem que ser utilizados pelas empresas de forma inteligente para criar novos espaços, conquistar mercados e novos negócios em plena crise do Covid-19.
Os empreendedores devem Trabalhar juntos com seus times para encontrar a dor e necessidade do cliente. Assim vão poder gerar ideias criativas, planejar e implementar novas ações efetivas no mercado, e alcançar sucesso nesses tempos turbulentos e incertos.