Uma grande tendência, que é irreversível, é o acesso cada vez maior das pessoas às novas tecnologias. A democratização tecnológica.
Novos dispositivos e softwares tornarão muito mais fácil para qualquer pessoa realizar muitas tarefas que antes demandavam horas e horas de treinamento específico.
A facilidade e o poder que o uso das mídias sociais coloco na mão das pessoas deve se espalhar para todos os setores e atividades em que haja interação humana.
Tecnologias como processamento natural de linguagem, plataformas de low-code, automação de robótica de processos são exemplos de como a inteligência artificial pode auxiliar a resolver essa grande necessidade do mercado.
A democratização da tecnologia ajuda as pessoas a otimizarem seu trabalho e a resolver pontos de dor nas suas atividades, por conta própria.
Um poder ainda maior pode ficar acessível para quem trabalha e para quem consome, despertando novas formar de gerar interações, soluções e valor real para os envolvidos.
Mas isso ainda é mais fácil de falar do que de fazer.
Isso envolverá investimento de tempo, dinheiro e capital humano para desenvolver as plataformas de base, com as tecnologias necessárias, para construir os ambientes de interação que vão empoderar a nova geração de profissionais.
É uma grande oportunidade para as empresas que incluírem essa estratégia em seus planos de transformação digital. Isso pode revolucionar a maneira como as pessoas trabalham na empresa e gerar vantagens competitivas enormes para quem sair na frente.
Mas é preciso acelerar o passo na direção certa.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding