As empresas que não dão o devido valor à gestão estratégica de marcas acabam perdendo oportunidades importantes, e tem sua percepção de valor prejudicada. Acabam sendo percebidas como meras mercadorias (do inglês: Commodities).
Produtos e serviços sem diferenciação, que são avaliados apenas pelos preços e descontos oferecidos, numa situação que não agrada valor e não é sustentável no longo prazo. Produtos que podem ser rapidamente substituídos, sem nenhuma conexão emocional que gere fidelidade nos consumidores, estão fadados ao desaparecimento.
Por isso é preciso entender o potencial e valorizar a marca. Marcas fortes criam conexões fortes, que reverberam na mente e no coração das pessoas, e despertam o desejo de se manter próxima, presente, e constantemente fazendo novos negócios. As pessoas buscam marcas para se envolverem e se engajarem. E na sua empresa, existem marcas ou meras mercadorias?
As definições do produto são parte importantíssima do marketing, mas o que predomina na hora da tomada de decisão do consumidor é o conjunto de percepções (positivas e negativas) que se formam em sua mente, a partir das experiências, emoções, sensações e memórias despertadas a partir da interação com a marca e seu ambiente.
Os líderes de mercado entendem essa dinâmica e tomam proveito, oferecendo oportunidades de desenvolvimento dessas condições, para gerar cada vez mais percepções positivas, construindo uma relação mais forte com a marca, seus produtos e serviços. Quem não compreende essa realidade do marketing, fica para trás.
–– D.J. Castro