POR D.J. CASTRO
Uma grande dúvida que surge normalmente na cabeça das pessoas é simplesmente a pergunta: O que é Branding?
Como criativos, nossa tendência é acreditar que a construção de uma marca acontece exclusivamente por nossa causa, pelo simples existência do nosso talento incrível, pela nossa imaginação e capacidade de criar textos e imagens que foi aperfeiçoada ao longo dos anos, todas essas coisas mágicas que nós podemos sentir e ver: a escolha das cores, o uso do espaço branco na página, as formas geométricas, a tensão entre os elementos visuais e sensoriais, harmonia e proporção, o uso da tipografia, os conceitos de beleza, a simplicidade do traço.
Mas isso não é suficiente para criar uma marca de sucesso. Falta alguma coisa...
Mas então por que apenas algumas marcas se tornam grandes marcas? Por que o sucesso é tão difícil? Por que existem tão poucas marcas que realmente se conectam com as pessoas, reverberam com suas almas e se espalham no mercado como um tsunami?
Nós acreditamos que para uma marca ser construída não adianta apenas a beleza exterior. Precisa existir uma ideia mais forte por trás da marca, na sua essência.
Algumas marcas se tornam grandes porque elas possuem uma habilidade de fazer com que as pessoas enxerguem algo mais, além de si mesmas, colocando-as em um lugar especial, próximo dos seus corações e, assim, elas conseguem ver os mínimos detalhes que os outros não veem, e sentir o que os outros não sentem, criando uma relação que não é limitada à tela do computador, livros ou galerias de arte. Assim as pessoas se conectam com essas marcas. Uma conexão que acontece num nível emocional profundo, e que envolve e engaja todos na mesma frequência, no mesmo propósito.
Existe algo de genial nesse talento especial de olhar no mundo de pessoas ao nosso redor e traduzir tudo que elas veem num universo de comunicação visual e escrita. Na capacidade de conseguir transformar essas observações feitas por seus sentidos em coisas que todos nós podemos tocar com as mãos, e sentir com o olhar, e tangivelmente compreender. E é algo extremamente raro de acontecer. Mas, quando acontece, tudo funciona, tudo dá certo, e as pessoas respondem emocionalmente. E a marca se torna grande.
É esse momento, essa centelha, esse é o fenômeno genial que transforma a experiência e faz com que cada um de nós se interesse e nos faz continuar trabalhando para construir algo maior, por algo que antes seria impossível, para criar algo que ninguém tinha pensado antes.
Essa é a mágica do Branding.