Nós não estamos vivendo uma era de mudanças. Estamos vivendo uma mudança de era.
A convergência de novas revoluções tecnológicas, como a genética, a nanotecnologia, a robótica e a inteligência artificial cria as bases para ume explosão de inovação que vai transformar a realidade dos negócios e da sociedade agora e no futuro.
A aceleração no desenvolvimento tecnológico e a convergência das diversas áreas de conhecimento está gerando novas soluções para os grandes problemas da humanidade.
E o fato é que toda empresa se transformará em uma empresa de tecnologia.
E como nós, aqui no Brasil, podemos participar disso?
Felizmente, em Santa Catarina, temos um momento único de desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, em que as peças estão se encaixando e, cada vez mais a troca de ideias e as interações estão fortalecendo a inovação aberta e o lançamento de produtos e serviços no mercado que tem altíssimo potencial de crescimento.
A Indústria de Tecnologia da informação se integra a tudo isso como um conector dos elementos e catalisador dos processos de evolução das empresas.
No Vale do Itajaí, a revolução digital começou com o CETIL, fundado em 969. Ou seja há mais de 50 anos. Nossa região sempre esteve na vanguarda tecnológica.
Vivemos uma situação especial, com a união de forças dos novos protagonistas do mercado, que estão construindo plataformas de negócios prontas para crescer exponencialmente. A integração das diversas cidades do Vale do Itajaí deve ser incentivada, para que da troca de ideias surjam nova soluções, e seja gerado mais desenvolvimento.
A missão de entidades como a Blusoft, o Instituto Gene, as ACIs e o Centro de Inovação tem que ser de aproximar os atores, integrar competências e compartilhar conhecimento, para criar um senso de comunidade e fortalecer o ecossistema de inovação. Assim todos saem ganhando.
Temos que pensar sempre num horizonte de 20 anos à frente, e construir as bases para realizar o futuro que desejamos. Um futuro de transformação da base de desenvolvimento. De consolidação da liderança da nossa região. E, com planejamento e ação, um futuro plenamente possível.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding