O que fica cada vez mais claro é que a partir de agora não haverá liderança sem liderança tecnológica.
Para uma empresa sair na frente em qualquer segmento, terá que ir além de dominar as tecnologias inerentes à sua área de atuação, para poder gerar diferenciais competitivos.
Porque a competição está vindo de todas as frentes, de todos os mercados, de plataformas e bases tecnológicas antes não mapeadas.
É necessária uma grande mudança de mentalidade para a viabilização de uma transformação digital de verdade.
E é fundamental que uma nova atitude seja disseminada em todos os níveis da organização, para que se crie um fluxo de inovação compatível com as novas demandas que o atual cenário incerto exige. E a incerteza só tende a aumentar.
Ou seja, os líderes tem que evitar a passividade a todo custo nas empresas, e evoluir do modo de sobrevivência que foi gerado durante a pandemia, para poderem, efetivamente, guiar seu time na direção da construção de um novo futuro.
O objetivo é dominar os elementos para a construção desse futuro, utilizando a tecnologia certa da maneira certa.
É essa mentalidade vai criar as novas marcas líderes de mercado.
Porque se a sua empresa não fizer essa transformação de atitudes, outra empresa concorrente fará, e tomará conta do seu mercado.
D.J. Castro
CEO da Nexia Branding
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing