Com a aproximação do meio do ano, vislumbramos o final de 2021 e o início de 2022 com a perspectiva de que as coisas devem melhorar.
Algumas análises de tendências apontam caminhos e possibilidades para o este período:
As novas formas e relações de trabalho
Aceleradas pela pandemia, as relações devem ser revistas para se chegar a um novo ponto de equilíbrio. É fato que os escritórios perdem relevância e os encontros presenciais terão que ser bem justificados. Isso deve otimizar os negócios que se favorecem do teletrabalho.
Uma nova relação com os espaços e com a cidade
Com o relaxamento das restrições de circulação, os espaços compartilhados ganham muito mais importância.
O processo de retomada econômica
Em um cenário de recessão global, vai ser puxado por uma nova onda de empreendedorismo. A criação de novas startups e o desenvolvimento das existentes vai ser fundamental para apontar o caminho do desenvolvimento, utilizando novas tecnologias para resolver problemas e gerar negócios.
Atenção às oportunidades que com certeza vão surgir
Oportunidades devem ser aproveitadas, sempre alinhadas com o propósito de gerar valor para as pessoas.
Privacidade e Segurança de dados
O foco das empresas vai se voltar como nunca para a privacidade e segurança de dados, puxado pela nova legislação e pelas mudanças do comportamento dos consumidores em relação a essas questões fundamentais.
A pandemia deve perdurar por um bom tempo e entrar em 2022, porque a vacinação vai demorar para proteger a maioria da população. Até lá, ainda teremos sua influência em maior ou menor grau.
2021 está sendo um ano de transição para o que muitos chamam de "novo normal", ou de novo "não normal". Só o futuro vai dizer como as pessoas vão realmente se relacionar com tantas mudanças dr´åsticas em suas vidas após o fim da pandemia. O que podemos fazer agora é traçar cenários possíveis e definir planos de contingência.
Teremos que aprender com os erros e, juntos como humanidade, criar melhores condições para o nosso futuro.
É um grande desafio, mas agindo de forma unida, podemos superá-lo.
D.J. Castro
CEO da Nexia Branding
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing