Segundo o Instituto Future Today, existem 11 grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências de transformam a nossa realidade. Entre elas, uma das principais é a Tecnologia.
A tecnologia é o tecido conectivo que liga negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo e poder optar quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.
As 4 leis das tendências tecnológicas são:
1. As tendências são movidas por forças primárias de mudança e as nossas necessidades humanas básicas.
2. As tendências são oportunas, mas persistem na esteira de novos desenvolvimentos.
3. Tendências são a convergência de sinais fortes e fracos ao longo do tempo
4. Tendências evoluem enquanto emergem
Para quem pretende fazer planejamento estratégico como um futurista, é preciso pensar exponencialmente, e agir de forma incremental.
Traçar os cenários possíveis a partir das informações que temos no presente, de acordo com probalidade, e montar planos de contingência para cada possibilidade.
As decisões táticas devem estar alinhadas com as estratégias de longo prazo da organização.
Assim se equilibra a visão de futuro com as ações no presente, garantindo maior possibilidade de sucesso.
Essa visão estratégica reduz a incerteza sobre o futuro. É mais sobre preparação do que sobre previsão.
Essa abordagem é uma atividade estratégica que usa dados quantitativos e qualitativos, frameworks e ferramentas para construir visões plausíveis de futuro para que os gestores possam tomar decisões bem informadas hoje.
Companhias com uma metodologia dedicada à visão estratégica tem muitas vantagens sobre os concorrentes, com 33% mais lucratividade e 200% mais crescimento.
Estratégia focada no futuro melhora o planejamento, a definição de objetivos, a entrada em novos mercados, e também ajuda a construir mentalidade mais flexível e adaptável entre executivos e colaboradores, mesmo durante temos de incertezas.
E, como provou Charles Darwin: Quem se adapta melhor, sobrevive melhor. Na vida e nos negócios.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding