As marcas cada vez mais precisam pensar e agir em relação à Acessibilidade.
Cerca de 15% da população tem algum tipo de limitação ou deficiência que restringe seu acesso a diversos produtos e serviços que não levam em consideração suas necessidades especiais.
Uma estratégia de ultra-acessibilidade, além de ser algo bom pra sociedade, pode representar novas oportunidades de negócios.
Isso significa que a acessibilidade pode ser aprimorada em todas as dimensões e por todo tipo de empresa em qualquer segmento.
Desde incorporar elementos acessíveis ao website da marca, até pensar em maneiras de melhorar a legibilidade das embalagens, até repensar o design do serviço para facilitar o fluxo das pessoas.
Isso vale para empresas tradicionais e também para startups, já que a tecnologia pode ser uma grande aliada para melhorar as experiências de quem tem algum tipo de deficiência.
Os smartphones e dispositivos móveis são capazes de auxiliar as pessoas a navegar pelo mundo com mais facilidade, e as marcas podem se utilizar desses recursos de forma inteligente.
Além disso, usar o design de produtos para repensar o modo como as pessoas se relacionam fisicamente com objetos e espaços pode transformar a vida das pessoas para melhor.
Na hora de definir a estratégia para sua marca, considere a acessibilidade. Seus consumidores e a sociedade agradecem. E você vai ter ainda mais sucesso.
D.J. Castro
Estrategista de Marcas, Consultor de Marketing
Nexia Branding